Memória do Projeto: Formação em Banda de Pife
Foi a partir do lema sempre anunciado por Mestre Zé do Pife — importante figura da cultura popular pernambucana que viveu cerca de 40 anos espalhando a tradição no DF — que muitos de seus aprendizes seguiram seus fazeres culturais na cidade. O coletivo formado por alunos de Seu Zé, o Pitoco de Bambu, buscou carregar esse legado de diversas formas, consolidando sua banda, bloco, festas e oficinas com o entusiasmo herdado de anos de convivência com o mestre.
Seguindo nesse fluxo de pifes e encantos, o Pitoco realizou o projeto Formação em Banda de Pife. A iniciativa promoveu diversas oficinas espalhadas pela cidade, ministradas pelo grupo e por outros incríveis artistas da cena do pife do DF, incluindo o próprio Mestre Zé do Pife.
O projeto aconteceu entre junho e outubro de 2025, oferecendo aulas de pife, percussão e dança, além de cortejos memoráveis pelas feiras da capital. Ao final do processo, os participantes integraram o Bloco Pitoco de Bambu, fortalecendo a rede de tocadores e tocadoras de Brasília e mantendo viva a chama da cultura popular.
lllll