A Oficina de Danças das Bandas de Pife, será conduzida por Joaley Almeida e convida o público a mergulhar nos movimentos das bandas cabaçais — formações tradicionais do Nordeste brasileiro que unem pífanos e percussão em cortejos, festas e celebrações populares.
Durante dois encontros, serão abordadas expressões específicas como a alvorada, o trancelim, o beijamento e os cortejos. A oficina é focada na prática corporal, aliando técnica e escuta. Mais do que uma aula, trata-se de uma experiência que valoriza a tradição oral o fazer coletivo.
Aberta a iniciantes e iniciados, a oficina é voltada para pessoas a partir de 12 anos interessadas em danças e ritmos brasileiros, cultura tradicional e práticas educativas. Não é necessário ter experiência prévia — basta curiosidade, disponibilidade para a escuta e vontade de aprender brincando.
Inscrições a partir do dia 23/07
Joaley de Almeida Lemos, se iniciou no teatro amador com Celeiro das Antas (2003), estudou o palhaço no Galpão do Riso, deu um pulo fora com Lá Casa Incierta (Espanha), deu voltas pelo Brasil apresentando com o Mamulengo Presepada. Vivenciou grupos como Carroça de Mamulengos, Boi Marinho-PE, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Teve vivências com mestres brincantes como Agnaldo Silva (Cavalo Marinho) e Família Salustiano (Maracatu Rural). Criou o grupo Terreirada Divina, montando os espetáculos Baiano pra Mamulengo e Boi Guerreiro.
-